Urtigão (planta)

Plantas
Descrição
Vegetal indicado para tratar problemas como hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorreia, menopausa, queda de cabelos, psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária, afta, afecções de pele, amenorreia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas e gota.
Outros nomes

urtigão; urtigão-bravo; urtiga-roxa; ortiga-brava; cansanção-roxa (BA); cansanção; urtiga-brava; urtiga-fogo; urtiga-grande; urtiga-vermelha; cow itch (Inglês); pinhouasú, pyñoasú (Paraguai); pyrfé (Kaingang); ortigón, ortiga brava (Castelhano); nigua (El Salvador); chichicaste, chichicaste blanco, ortiga, nigüilla (Castelhano - América Central); chichicata (Cuba; México); yoreda (Colômbia - Murui); ortiga morada, pringamosa dientona, pringamoza (Colômbia); tártago, cadillo (Venezuela); ortiga grande (Argentina)Urera baccifera (L.) Gaudich. ex Wedd., Urera baccifera var. horrida (Kunth) Wedd., Urtica baccifera L.[3]

Propriedades

Constituintes químicos: nitrato de potássio, acetilcolina, histamina, ácidos fórmico, ácidos gálico, cálcio, caroteno, enxofre, magnésio, potássio, silício, tanino, vitamina C.

Parte utilizada

Folhas jovens; rizoma e raízes

Utilidades e benefícios

Interno:
Propriedades medicinais: adstringente, antiinflamatória, anti-reumática, antianêmica, antidiabética, anti-hemorroidal, antissifilítica, anti-hidrópica, depurativa, diurética, galactagoga, hemostática,[3]revulsiva.

Indicações: afta, afecções de pele, amenorréia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas, gota, hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorréia, menopausa, queda de cabelos,

Externo:
psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária.

Uso culinário

Composição das folhas (em base seca): Teor de proteína 23%, Ca 5%, Mg 0,54%, Mn 0,0072%, P 0,27%, Fe 0,0209%, Na 0,0108%, K 3,1%, Cu 0,0008%, Zn 0,0039%, S 0,27%, B 0,0053%
Destaque para os níveis de proteína, ferro e boro.

Esta espécie, ocasionalmente é utilizada juntamente com cerca de outras 10 espécies (partes diversas) na composição de uma bebida fermentada e refrescante de consumo tradicional em Cuba. Esta bebida, chamada de Pru, é consumida até mesmo por crianças do ensino primário que levam-na para
consumir durante o recreio. O Pru, a partir da crise na ex-União Soviética (década de 1990) e do bloqueio comercial norte-americano a Cuba, passou a ganhar importância devido à falta dos refrigerantes tradicionais no mercado deste país. A parte do urtigão utilizada no preparo desta bebida é a porção subterrânea espesssada, denominda pelo autores de raiz ou túbera. O uso desta espécie é opcional, sendo utilizada pelas suas funções medicinais como depurativa ou diurética e citam que Urera baccifera é ocasionalmente cultivada nos quintais cubanos (conutos) como planta medicinal ou alimentícia.

No Brasil e no RS há relatos populares sobre o potencial desta porção engrossada subterrânea do tronco de Urera baccifera como fonte de água. Suas folhas são tão saborosas e promissoras quanto às de Urera aurantiaca, mas são maiores. No entanto, frisa-se que há uma grande variabilidade e algumas plantas possuem folhas e ramos mais aculeados do que outras.

A urticância das folhas de Urera aurantiaca (cansanção) desaparece após mantê-las secando à sombra por cerca de 12 horas ou rapidamente se expostas ao sol ou estufa (calor). as folhas de Urera aurantiaca são
usadas na elaboração de pães caseiros e refogados com carne de porco.

As folhas, após passadas na água quente para retirar a urticância, também são utilizadas como hortaliça em algumas regiões.

Os seus perigônios carnosos são esbranquiçados, comestíveis e adocicados.
Os frutos, pequenos e brancos, são comestíveis e muito apreciados pela avifauna.
Contraindicações/cuidados: as sementes são tóxicas. (algumas fontes questionam isso).

Receitas e modos de emprego

Decocção das folhas ou raiz.

Curiosidades

Na medicina da cultura dos índios guaranis, a infusão das raízes e folhas é utilizada nos casos de infecções urinárias e para aumentar o leite das lactantes.
Os caules e ramos fornecem fibras têxteis de boa qualidade, podendo ser utilizadas em cordoaria.
Na América Central é comumente cultivada como cerca-viva, devido a seus acúleos e tricomas urticantes. No México, durante o império Inca, era cultivada para obtenção de papel a partir do caule.
Os caules fornecem excelente fibra, a qual é utilizada pelos índios Guarani da Argentina para a criação de instrumentos musicais de corda. Os kaingangs usam para fazer o instrumento musical arquinho (winxy).
Por ser pioneira, é considerada indicadora de áreas degradadas.

Também sugerimos

Saúde
Que alimentos devemos restringir ou eliminar da dieta, devido ao seu potencial carcinogénico? Tome nota:
Saúde
Pôr em prática uma dieta saudavel pode reduzir a incidência global do cancro em 30 a 40%, o que equivale a 3 a 4 milhões de casos a menos , em todo o mundo . Após inúmeros estudos, foi possível determinar a existência de nutrientes presentes nos alimentos que podem ser qualificados de promotores e outros de protetores face ao cancro. Tome nota dos nutrientes protetores, que deverá incluir numa dieta preventiva do cancro.
Doença
O suco gástrico é necessário para a digestão, embora uma boa parte dos seus componentes seja reabsorvida posteriormente no intestino. A insuficiência de sucos gástricos afecta negativamente todos os processos digestivos, produzindo peso no estômago, fermentações intestinais e até mesmo anemia. Há plantas medicinais que podem fazer aumentar sensivelmente a produção de sucos gástricos, por meio da estimulação das glândulas secretoras. Em geral, todas as plantas amargas, e todas as especiarias ou condimentos, aumentam a produção de sucos gástricos. Antes de administrar qualquer planta para aumentar a produção de sucos, é necessário que se diagnostique a causa, para excluir quaisquer doenças malignas.
Agricultura
Paradoxalmente, não é desejável que a videira "beba" muita água, porque isso levaria a consequências indesejadas, como uma diluição dos compostos dentro das bagas. Claro, uma marcada falta de irrigação, também é negativa.