Nutrientes protetores

Saúde
Descrição
Pôr em prática uma dieta saudavel pode reduzir a incidência global do cancro em 30 a 40%, o que equivale a 3 a 4 milhões de casos a menos , em todo o mundo . Após inúmeros estudos, foi possível determinar a existência de nutrientes presentes nos alimentos que podem ser qualificados de promotores e outros de protetores face ao cancro. Tome nota dos nutrientes protetores, que deverá incluir numa dieta preventiva do cancro.
Fibras

Aceleram o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de contacto do tubo digestivo com os possíveis elementos tóxicos. Por outro lado, as fibras "aprisionam" esses compostos, evitando que passem do intestino para a corrente sanguínea.
Como já foi referido, o aumento do conteúdo de fibras na dieta parece ter um efeito protetor face aos cancros do cólon e da mama, embora também pareça ser útil face aos da boca, faringe, esófago, estômago , endométrio e ovário.

Vitamina A e carotenos

Estes elementos possuem em efeito fortemente protetor da pele e das mucosas. Previnem o eventual aparecimento de tumores na boca, estômago, cólon, tronco e broncopulmonar e colo do útero. Também está comprovado o seu efeito na redução do tamanho dos tumores.

Vitamina C

É considerado um agente bloqueante ou supressor, com propriedades antioxidantes. No entanto, é facilmente destruído pelo efeito do calor, durante a preparação dos alimentos. A vitamina C é recomendada na prevenção dos cancros no aparelho digestivo.

Vitamina E

Também é um agente supressor e está associada à prevenção dos cancros da mama, pulmões, pâncreas e colo do útero. É uma vitamina antioxidante e deve ser ingerida através do consumo de alimentos crus.

Selénio

Alguns estudos relacionam este mineral com uma diminuição significativa do risco de cancro. Protege contra a oxidação dos tecidos.

Zinco

Juntamente com as vitaminas A,C e E, é um elemento fundamental na prevenção do cancro.

Ácido Fólico

A sua carência favorece o desenvolvimento de tumores no intestino grosso , fígado e colo do útero. É um elemento extremamente sensível à luz e ao calor , pelo que há que ingeri-lo através de alimentos crus.

Niacina

É um potente inibidor da degeneração celular. Está presente nos cereais integrais, ervilhas, abacate, figos e cerejas.

Agentes fitoquímicos

São agentes com elevado poder anti-cancerígeno, presentes numa variedade de frutas e hortaliças, como os brócolos ou a couve-flor.
Ativam determinadas enzimas, as quais combatem os agentes cancerígenos

Também sugerimos

Saúde
Muitas pessoas consideram certos medicamentos como os principais responsáveis pela sua obesidade. Nalguns casos tem razão: Embora as obesidade provocadas por causas secundarias correspondam a uma percentagem muito baixa o certo é que alguns medicamentos aliados a uma sobre alimentação podem originar resultados catastróficos. Vejamos os principais fármacos que podem , de facto , fazer-nos ganhar peso.
Plantas
As propriedades do Amor-perfeito incluem sua ação anti-inflamatória, antipirética, calmante, laxante, diurética e imunoestimulante.
Plantas
Vegetal indicado para tratar problemas como hidrocefalia, infecções micóticas da pele, leucorreia, menopausa, queda de cabelos, psoríase, picadas, tinha, úlceras, urticária, afta, afecções de pele, amenorreia, anúria, ciática, diarreia, disúria, edema, enurese, epistaxe, erisipela, feridas e gota.
Saúde
A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus. A própolis é uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.